Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Projetos e Convênios Projetos Construção do Complexo de Perícias Forenses de Alagoas
11/11/2011 - 08h39m

Construção do Complexo de Perícias Forenses de Alagoas

O projeto arquitetônico do novo Complexo de Perícias Forenses  vai abrigar, a Direção Geral da Perícia Oficial de Alagoas, o Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, o Instituto de Criminalística e a nova sede do Instituto de Identificação, numa área de 4.300 m² na região do Tabuleiro do Martins, próximo ao Distrito Industrial.

O prédio será dotado de ampla estrutura funcional, contando com estacionamento para servidores e usuários, biblioteca, pavilhão formado por cinco laboratórios, sala jurídica, ecumênica, de imprensa, cartório e auditório de 60 lugares.

No subsolo haverá também uma central de custódia onde vão ser armazenados vestígios. De acordo com a direção, mais de 80% dos procedimentos do IML serão destinados a pessoas vivas, dando prioridade a exames de corpo de delito.

Quando for concluído, o complexo será o mais moderno do Brasil. O projeto foi desenvolvido pelos  arquitetos do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), que antes de faze-lo visitaram os IML's de Recife, Fortaleza e do Rio de Janeiro e o Instituto de Criminalistica de Brasília para servirem como parâmetro. Mesmo assim, o projeto foi desenvolvido para que atendesse a necessidade loca  Também foram realizadas coletas de informações em Macapá e Goiânia.

A Serveal também realizou um estudo de impacto ambiental, levando em conta a questão da exaustão de gases e a destinação dos dejetos. Há a previsão de que o investimento gire em torno de R$ 4 milhões, mas de acordo com os arquitetos o custo final ainda não está definido.

O projeto encaminhado à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) aguarda agora o processo licitatório que irá acontecer no dia 07 de dezembro.

Ações do documento