Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 01 - Janeiro IML testa novo sistema para emissão de laudos em até 24 horas
16/01/2018 - 16h53m

IML testa novo sistema para emissão de laudos em até 24 horas

Após testes na Capital, sistema será também implantado na unidade de Arapiraca

IML testa novo sistema para emissão de laudos em até 24 horas

Chefe do IML da Capital Fernando Marcelo demonstrando como funciona o sistema.

Texto: Aarão José

 

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima começou a testar nesta semana um novo software para produção de laudos de exame de corpo de delito em vivos. O Sistema de Laudos do IML foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

De acordo com o Chefe Especial do IML da Capital, perito médico legista Fernando Marcelo de Paula, o novo sistema surgiu após demonstração da necessidade de possuir uma ferramenta para agilizar o tempo de resposta aos usuários que utilizam os serviços do IML. Com formato idealizado pelos legistas, o Itec disponibilizou o corpo técnico que desenvolveu o sistema em três meses.

“O sistema é muito simples. Ao chegar na recepção a ficha será preenchida pela recepcionista de maneira digital a qual encaminhará em sequência para a sala do médico que preencherá também digitalmente. Com isso, na maioria dos casos o laudo estará pronto logo em seguida e o médico assina digitalmente”, explicou Fernando Marcelo.

Para o chefe do IML, o principal benefício é a redução do tempo de emissão dos laudos. Crimes de suspeita de abuso sexual e lesão corporal poderão ser confirmados de imediato, contribuindo com as investigações e prisões dos acusados.


“Reduziremos o tempo de emissão de 30, 60 dias para apenas 1 dia. Com a resposta rápida desses exames às autoridades que os solicitam, o IML encurtará o tempo de espera para fins processuais e de direito”, afirmou o Chefe do IML.

Ações do documento