Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 04 - Abril Criança portadora de deficiência tira 1ª identidade no 9º Governo Presente
05/04/2018 - 17h55m

Criança portadora de deficiência tira 1ª identidade no 9º Governo Presente

Serviços como emissão de documentos gratuitos estão sendo levados a 11 municípios

Criança portadora de deficiência tira 1ª identidade no 9º Governo Presente

Waldo César, de nove anos, precisava da carteira de identidade para garantir o direito de receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social. Foto: Ascom POAL

Texto de Aarão José
 
Portador de paralisia cerebral, Waldo César, de nove anos, precisava da carteira de identidade para garantir o direito de receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas, com os movimentos comprometidos pela doença, a família que mora em Craíbas tinha dificuldades em levá-lo para um posto do Instituto de Identificação para tirar o documento. 
 
A solução chegou com a 9° edição do Governo Presente que iniciou nesta quinta-feira (05), na região do Agreste. Na ação, vários serviços públicos, entre eles a emissão de documentos gratuitos como a carteira de identidade, estão sendo levados para a população de 11 municípios. 
 
Quando a mãe de Waldo César, a dona de casa Genicleide da Silva Nunes, 39 anos, soube dos serviços, levou imediatamente o filho para tirar a 1ª carteira de identidade. Waldo César foi um dos primeiros da fila. A mãe também aproveitou e retirou a sua segunda via do Registro Geral (RG).
1º dia GP9
De acordo com o Chefe Especial do Instituto de Identificação, Roney Presbítero, casos de atendimento especiais são priorizados no Governo Presente. Ele destaca a grande quantidade de idosos que procuram esse tipo de ação para retirar a 2ª via de documentos. 
 
“A maioria dessas pessoas atendidas no projeto Governo Presente são humildes e não têm condições de sair da sua cidade para buscar este tipo de serviço. Então o Governo do Estado faz o caminho inverso, trazendo para a população vários serviços essenciais em um único lugar, garantindo a eles, a sua cidadania”, afirmou Presbítero.
 
No primeiro dia do Governo Presente foram emitidas 856 novas carteiras de identidade, sendo 233 primeiras vias e 623 segundas vias. Desse total, 221foram retiradas na Arena montada em Arapiraca, 186 na Arena de Girau do Ponciano e 449 na Arena de Craíbas.
Ações do documento