Instituto de Identificação utiliza equipamento produzido por Fábrica de Esperança da Seris
Órgão emitiu mais de 1500 carteiras no segundo dia da 9ª edição do Governo Presente no Agreste
Texto Aarão José
No auge dos seus 83 anos de idade, a aposentada Lindinalva Maria da Conceição era só alegria na fila de coleta de digitais para renovar a sua carteira de identidade. Ao seu lado, sua filha, Sônia Maria, de 51 anos, estava feliz e emocionada pela oportunidade de acompanhar sua genitora e por também poder tirar o seu RG.
“Agradeço a Deus e a todos vocês por trazer todos esses serviços para a população. Minha mãe precisava renovar sua carteira para continuar recebendo seu benefício e aqui fomos bem atendidos e conseguimos resolver tudo rapidamente”, afirmou Sônia.
Nesta 9ª edição do Governo Presente, o Instituto de Identificação de Alagoas passou a usar novos suportes integrados de contenção de tintas papiloscópicas no atendimento a população. Os equipamentos produzidos por reeducandos do sistema prisional foram adquiridos através de uma parceria entre as Secretarias de Segurança Pública (SSP), e de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
De acordo com o Chefe Especial do Instituto de Identificação, Roney Presbitéro, esse tipo de suporte é utilizado nas ações de emissão da carteira de identidade onde o sistema de coleta das digitais ainda é manual. A renovação desse tipo de aparelhamento dinamizou o atendimento a população, tornando o procedimento mais rápido e eficaz na coleta das digitais.
“O objetivo desta parceria foi promover a inclusão social e a reintegração social dos custodiados através do trabalho que eles realizam dentro do sistema prisional. Agradeço ao Coronel Marcos Sérgio de Freitas, secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social que tem, por meio de sua secretaria, contribuído para o crescimento do Instituto de Identificação ”, explicou Presbítero.
No 2º dia do Governo Presente no Agreste, o Instituto de Identificação de Alagoas emitiu 1550 novas carteiras de identidade. O posto da Arena da Cidadania de Craíbas foi o que mais emitiu novos documentos com 726 registros, seguido por Arapiraca 429 e Girau do Ponciano com 395.