Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 05 - Maio IML cria certificado para apoiadores de núcleo de atendimento a crianças
17/05/2018 - 11h25m

IML cria certificado para apoiadores de núcleo de atendimento a crianças

Atendimento especializado acolhe crianças vítimas de violência física e sexual

IML cria certificado para apoiadores de núcleo de atendimento a crianças

A cada doação, o colaborador receberá um certificado como gratidão Ascom IML

Texto de Aarão José

O Instituto de Medicina legal de Alagoas criou um certificado para apoiadores do Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps). De valor simbólico, o documento é uma homenagem para os colaboradores que doam brinquedos para a sala de atendimento a crianças vítimas de violência física e sexual.

O chefe especial do IML de Maceió, perito médico legista Fernando Marcelo explicou que o núcleo foi idealizado pelos servidores do órgão para humanizar o atendimento das crianças de 0 a 12 anos. Para manter o espaço, foi criada a campanha “Faça uma Criança Feliz”, que arrecada brinquedos para a brinquedoteca onde os menores são acolhidos.

“Desde a abertura da Naps pensávamos em uma forma de agradecer a cada uma daquelas pessoas que nos procuram para conhecer o projeto e fazer doações. A ideia do certificado surgiu para suprir essa necessidade de parabenizar todo apoiador deste ato humanitário”, afirmou o chefe do IML.

A assistente social Sonaly Freire e as psicólogas Rita Carla Sales, Isabel Tereza de Paula e Amanda Nunes, que atuam no Naps, explicaram que o abastecimento da brinquedoteca é muito importante para o projeto. No local é realizada uma pré-consulta com técnicas de ludoterapia infantil para reduzir danos e traumas vivenciados por estas crianças, e prepará-las para o exame de lesão corporal que comprova a agressão, ou o abuso sexual.

“Todas as doação são revertidas para as crianças vítimas de violência, isso porque no final do atendimento elas escolhem um ou mais brinquedo para levar para casa. Como diz no certificado: Nada é mais belo que o sorriso de uma criança”, afirmaram as integrantes do Naps.

Segundo elas, agora, além das crianças, os apoiadores serão agraciados com essa justa homenagem. A cada doação, o colaborador receberá um certificado como gratidão e recordação de um ato tão importante para a equipe do Naps.

Ações do documento