Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 11 - Novembro Instituto de Identificação lança manual de procedimentos operacionais para postos off-line
28/11/2018 - 21h44m

Instituto de Identificação lança manual de procedimentos operacionais para postos off-line

Metodologia busca aperfeiçoar e agilizar atendimento a população durante a solicitação da carteira de identidade

Instituto de Identificação lança manual de procedimentos operacionais para postos off-line

Fotos: Arquivo pessoal

Texto: Aarão José

 

A Superintendência do Instituto de Identificação de Alagoas acaba de lançar o seu manual de procedimentos operacionais simplificados. A novidade desenvolvida pelos papiloscopistas Luciane Christine e Marcelo Casado foi apresentada para atendentes de postos off-line durante um seminário na sede do órgão.

 

Responsável pela palestra, a papiloscopista Celina Cruz Soares Cristino explicou que o seminário serviu também como uma espécie de reciclagem doa atendentes desses postos. Onde foram apresentados maiores exigências nas coletas das digitais, das assinaturas dos usuários e a apresentação dos documentos exigidos para a solicitação da primeira e segunda via do RG. 

 

“O seminário foi muito importante porque passamos para esses atendentes do público todos os procedimentos operacionais, explanando o manual item por item, e tirado as dúvidas que eles ainda tinham sobre alguns aspectos. Para isso, utilizamos também alguns exemplos reais de situações ocorridas nos postos e que levam os pedidos entrarem em estado de exigência”, esclareceu a papiloscopista.

Seminário Instituto de Identificação Manual

De acordo com Francine Machado, chefe administrativa do Instituto de Identificação, esse foi o primeiro seminário para apresentação do material para os funcionários que atuam no atendimento manual. Participaram do evento atendentes dos postos dos municípios de Batalha, Campo Grande, Girau do Ponciano, Piranhas, e Porto Real do Colégio, mas o projeto será levado para todos os postos da rede.

 

“O manual de procedimentos operacionais simplificados busca preparar o atendente para acolher o nosso público de maneira humanizada, mas principalmente de realizar o seu trabalho de forma mais segura, rápida e eficiente, evitando transtornos e atraso no produto final que é a emissão da carteira de identidade,” afirmou Francine Machado.

Ações do documento