Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 11 - Novembro Peritos criminais de Alagoas mostram funcionamento do IC para futuros soldados da PM
22/11/2018 - 14h33m

Peritos criminais de Alagoas mostram funcionamento do IC para futuros soldados da PM

Integração entre os órgãos da Segurança Publica garante maior qualidade na produção provas técnicas

Peritos criminais de Alagoas mostram funcionamento do IC para futuros soldados da PM

35 alunos do curso de formação praças conheceu a estrutura e os trabalhos realizados pelo IC de Alagoas. Foto: Aarão José

Texto de Aarão José

 

O Instituto de Criminalística de Alagoas recebeu na manhã desta quinta-feira (22), a visita do 15º Pelotão do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da Polícia Militar de Alagoas. Os 34 alunos da PM conheceram o funcionamento e a estrutura do órgão, responsável por exames periciais forenses para produção de provas técnicas.

15º Pelotão CFAP 2018 01

O sargento da PM, Thiago Borner Goulart, instrutor do CFAP da matéria ‘Isolamento e Preservação de Local de Crime’, explicou que aula prática foi uma atividade extracurricular. A ideia é que os alunos ampliem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, interagindo, conhecendo a rotina de trabalho e tirando dúvidas com os peritos criminais IC.

15º Pelotão CFAP 2018 02

“Nas aulas teóricas, após aprender sobre a importância da guarnição da PM na preservação do local de crime, eles tinham curiosidade em saber para onde iria e o que era feito com os vestígios colhidos pelo perito criminal na cena do crime. Então conhecer o Instituto de Criminalística é a oportunidade de mostrar que o trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública garantirá a produção de provas técnicas para elucidação de crimes”, explicou o sargento.

15º Pelotão CFAP 2018 03

Durante a visita, os futuros soldados da PM conheceram a sede do Instituto, as viaturas, e os equipamentos utilizados pelos peritos criminais para coleta de vestígios nos locais de crime. Nos laboratórios de balística, informática, documentoscopia, e no Laboratório Forense responsável por exames de biologia, química e física forense eles conheceram o processo de cadeia de custódia e os exames que são realizados pelo IC alagoano.

15º Pelotão CFAP 2018 04

O chefe especial do Instituto de Criminalística de Alagoas Wellington Melo acompanhou a visita que foi coordenada pelo perito criminal André Braga. Ambos destacaram a integração entre os órgãos e a importância dos novos integrantes da PM aprender na prática como funciona a dinâmica diária de trabalho do IC e o papel do perito criminal dentro da estrutura da Segurança Pública. 

15º Pelotão CFAP 2018 05

“A visita dos alunos da Polícia Militar ao IC é de grande importância para a Segurança Pública, pois além do enfoque dado em procedimentos fundamentais de isolamento e preservação de local de crime, faz com que esses futuros policiais conheçam mais sobre o fluxo dos vestígios no sistema de segurança pública, otimizando os trabalhos das instituições,” afirmou Wellington Melo.

Ações do documento