» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 03 - Março Peritos alagoanos participam de treinamento de desastre em massa
01/03/2019 - 19h58m

Peritos alagoanos participam de treinamento de desastre em massa

Curso deixou os profissionais aptos a iniciar o desenvolvimento do protocolo desse tipo de atendimento no Estado

Peritos alagoanos participam de treinamento de desastre em massa

Peritos participaram de atividade prática simulada de um desastre com múltiplas vítimas e de grandes proporções.

Texto: Aarão José

Um grupo de peritos criminais de Alagoas participou de um curso de atuação em desastre em massa realizado pela Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Sergipe (Cogerp). O curso realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro em Aracaju foi dividido em três módulos, sendo um sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), outro de atuação da perícia criminal em desastres de massa, e uma atividade prática simulada.

Desastre em Massa 03

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) foi representada pelos peritos criminais Ivan Excalibur, Gerard Deokaran, Marina Lacerda, Victor Portela, Wellington Melo, e pelo perito médico legista Kleber Santana.  Além do estado anfitrião e de Alagoas, ainda participaram do evento profissionais do estado da Bahia.

Desastre em Massa 01

Victor Portela, perito criminal que participou do curso, explicou que a intenção da Poal em enviar peritos para Sergipe foi capacita-los em uma área ainda pouco explorada pela perícia alagoana, iniciar o desenvolvimento do protocolo desses atendimentos aqui no Estado, seguindo recomendações e procedimentos da Interpol. Além de fortalecer a integração com outras perícias do nordeste e trazer o conhecimento para dissemina-lo entre os demais peritos aqui do estado.

Desastre em Massa 02

“No curso, assim como aconteceria em uma situação real, foi simulado um desastre com múltiplas vítimas e de grandes proporções, dividindo-se a atuação pericial no IML de campanha, na perícia de busca e recuperação de corpos e na análise do ambiente e dos vestígios para determinação da dinâmica e autoria.” Explicou o perito criminal Victor Portela.

Desastre em Massa 05

Em junho, ocorrerá um novo curso de atuação em desastres em massa, a ser realizado pela Superintendência da Polícia Federal de Sergipe, e a perícia alagoana mais uma vez enviará peritos. A intenção é que eles tragam para o estado os procedimentos internacionais mais atualizados nesta área para tornar a perícia ainda mais apta a atender eventos dessa natureza que possam ocorrer no estado.

Desastre em Massa 04