Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 08 - Agosto Instituto de Identificação de Alagoas participou do XV Congresso Brasileiro de Identificação
22/08/2019 - 18h23m

Instituto de Identificação de Alagoas participou do XV Congresso Brasileiro de Identificação

Gestores de todos os estados foram apresentados a novos equipamentos e tecnologias da área de identificação humana

Instituto de Identificação de Alagoas participou do XV Congresso Brasileiro de Identificação

Superintendente do Instituto de Identificação garantiu que Alagoas está preparada para receber nova tecnologia. Foto cortesia.

Texto: Aarão José

 

Uma semana após o lançamento do novo modelo da carteira de identidade, o Instituto de Identificação da Perícia Oficial de Alagoas (POAL) poderá anunciar mais novidades no atendimento a população do Estado. Esse foi o resultado colhido durante a realização do XV Congresso Brasileiro de Identificação (CBI) no Centro Fercomercio de Eventos em São Paulo.

 

De acordo com o Superintende do órgão, Roney Presbítero, que representou o Estado no encontro, o CBI reuniu vários profissionais da área de identificação e papiloscopia, entre eles os integrantes do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação (Conadi). Simultaneamente, ao evento aconteceu a feira Biometrics HITech que reuniu as principais empresas especializadas em biometrias e tecnologias de identificação humana do mundo.

 

“Os objetivos do Congresso é reunir os representantes de todos os estados do país para juntos discutir processos que possam contribuir com o fortalecimento e aprimoramento da identificação humana no Brasil. Além disso, o evento promove a troca de conhecimentos entre os órgãos de identificação sobre as tendências, novas soluções e tecnologias do mercado da biometria”, explicou Presbítero.

XV CBI 01

Gestores de todos os estados participaram de reuniões do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação (Conadi). Foto: Cortesia.

 

Já durante a reunião do Conadi, os conselheiros discutiram questões de melhoria na integração dos estados. Eles também avaliaram a implantação do novo modelo nacional de carteira de identidade, que foi adotado por Alagoas na última semana, antes do prazo previsto pelo Governo Federal.

 

“Dentre as propostas avaliadas, está à realização de um convênio para unificar inicialmente os bancos de dados daqueles que possuem o mesmo tipo de sistema. Depois, a ideia é que todos os demais estaduais consigam integrar seus bancos de dados, independente da tecnologia utilizada,” explicou o superintendente.

 

Identidade digital

 

Ainda, segundo Roney Presbítero, Alagoas está cotado para ser um dos primeiros estados a receber a expansão do projeto da carteira de identidade digital. O estado já está em tratativas para a disponibilização do aplicativo para celulares e da emissão do modelo em formato de cartão para quem desejar.

 

Outra novidade avaliada no encontro foi o uso de um novo equipamento que possui um sistema que será lançado para a identificação de recém-nascidos. Para isso, será criado um banco de dados específico para essa faixa etária que estará veiculado as suas respectivas genitoras. “Alagoas já iniciou os estudos de viabilidade para utilizar esse novo equipamento, para quando ele for lançado já adotar a nova tecnologia”, destacou o superintendente.

XV CBI 03

Novo equipamento é capaz de capturar digitais de recém-nascidos. Banco de dados será veiculado a mãe da criança. Foto: Cortesia.

Ações do documento