Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 11 - Novembro Alagoas completa 16 meses consecutivos de redução à violência, apontam dados da SSP
13/11/2019 - 18h50m

Alagoas completa 16 meses consecutivos de redução à violência, apontam dados da SSP

Maceió encerrou o mês de outubro com uma redução de 46,8% no número de homicídios: foram 25 mortes neste ano e 47 em 2018

Alagoas completa 16 meses consecutivos de redução à violência, apontam dados da SSP

Perito Geral Manoel Melo participou juntamente com o Secretário de Segurança Pública Lima Júnior participaram da coletiva que apresentou os números. Foto: Alan Fagner

Texto de Luciana Beder

 

Alagoas encerrou o mês de outubro com resultados positivos na Segurança Pública. O combate ao crime tem se intensificado, fruto dos investimentos e políticas públicas adotadas na área. Outubro foi o 16º mês consecutivo que o Estado apresenta redução no número de homicídios, roubo de veículos, assaltos a ônibus e roubos a banco.

 

Os indicadores criminais foram divulgados à imprensa nesta quarta-feira (13), durante coletiva, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no Centro de Maceió.

 

Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em outubro, totalizaram 100. No mesmo mês do ano anterior foram registradas 114 mortes, o que demonstra que houve um decréscimo de 12,3%.  

 

Maceió encerrou o mês com uma redução de 46,8% no número de homicídios. Foram 25 mortes neste ano e 47 em 2018.

 

Já com relação ao acumulado de janeiro a outubro, a redução foi de 23,4% em todo o estado, comparando com o mesmo período de 2018. Neste ano foram registrados 989 homicídios, enquanto que, no acumulado do ano anterior, foram 1291 mortes. Na mesma análise, a capital registrou entre janeiro e outubro uma redução de 36,6%. Este ano foram registrados 286 homicídios e no ano anterior 451.

 

Roubo de veículos, a banco e ônibus caem

 

De acordo com análise criminal, Alagoas também apresentou queda no número de roubos de veículos de passeio. A redução foi de 38,2%, quando comparamos janeiro a outubro deste ano com o ano passado. Neste ano, a Segurança Pública registrou 404 roubos e nos mesmos meses do ano passado foram contabilizadas 654 ocorrências.

 

Já em Maceió, a redução desse tipo de crime foi ainda maior. Entre os meses de janeiro a outubro foram registrados 140 roubos, enquanto que no mesmo período de 2018 foram 249, o que mostra uma queda de 43,8%.

 

A capital alagoana também apresentou redução no número de assaltos a ônibus. No acumulado de janeiro a outubro houve uma queda de 71,4%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

 

Em 2018, o período registrou 301 ocorrências. Já neste ano, foram 86 assaltos nos coletivos. Outubro teve apenas sete ações criminosas e uma redução de 58,8% quando analisado o mesmo mês do ano anterior, que encerrou com 17 ataques.

 

O resultado é mais expressivo ainda no número de roubos a instituição financeira. Segundo as estatísticas, até outubro deste ano foram registrados apenas quatro assaltos a bancos em Alagoas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 22, o que representa uma redução de 81,8%.

 

O secretário da Segurança Pública, Lima Junior, atribui os excelentes resultados a união de forças entre a Segurança, órgãos parceiros e sociedade e aos investimentos realizados pelo Governo do Estado.

 

“A parceria com órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público, Poder Judiciário e a própria sociedade alagoana, que vem nos ajudando através do Disque Denúncia, e o volume de investimentos, de cobrança e de apoio do Estado, têm sido fundamentais. Sem essa união e esse olhar do Governo, com certeza, Alagoas não estaria no patamar que está hoje”, afirmou.

Ações do documento