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18/06/2020 - 17h55m

Governo de Alagoas e AMA firmam parceria para entrega de RGs durante pandemia

Ação inédita deverá entregar mais de 40 mil carteiras de identidade em 100 municípios do estado.

Governo de Alagoas e AMA firmam parceria para entrega de RGs durante pandemia

Texto: Aarão José

 

O Governo de Alagoas tomou diversas medidas para garantir a saúde da população nesse período de pandemia, uma delas foi o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação, já que por serem locais de aglomeração poderiam ser tornar um espaço de contaminação do coronavírus. Mas, nesse mesmo viés, o poder executivo vem realizando estudos para se reinventar e assim garantir os direitos de cidadania das pessoas que utilizam vários serviços públicos do estado. 

 

Uma dessas iniciativas foi acionar o Instituto de Identificação para que fosse firmado uma parceria inédita com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Na ação, o Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios, e as prefeituras associadas a AMA, irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes. 

 


Lotes municípios AMASegundo Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, a iniciativa da parceria partiu do próprio governador do Estado Renan Filho que pediu a superintendência do órgão para entrar em contato com a presidência da AMA. A ideia de separar por município surgiu após a suspensão do translado intermunicipal como combate ao COVID-19, visto que esta interrupção no uso do transporte dificultou o deslocamento dos requerentes para os postos de origem onde eles solicitaram o documento, sendo moradores de outros municípios. 

 

“A ação consistiu no recolhimento de todos os RGs que estavam nos postos de identificação espalhados pelo estado, a sua triagem e separação por município, a catalogação desses documentos em lotes e a entrega deles a AMA. A associação então fará a entrega a cada gestor municipal que será responsável pelo repasse desses documentos aos cidadãos dos seus municípios. Lógico que obedecendo os decretos governamentais, de evitar aglomeração e de distanciamento social”, explicou Roney Presbítero. 

 

Arapiraca e Maceió

 

Nesse primeiro momento, 100 municípios alagoanos serão contemplados com essa parceria. A exceção são os municípios de Arapiraca e Maceió, que devido ao fluxo amplo de demandas de combate a pandemia, e por serem grandes centros populacionais tornou-se inviável desenvolver uma atividade paralela, visto que poderia ocasionar aglomerações de pessoas por causa do volume maior de documentos, diferentemente dos outros municípios menores.

 

“Já concluímos a triagem, e essa semana, após uma rigorosa conferência desses documentos no Instituto de Identificação, estamos entregando os lotes de municípios a AMA. Devido ao grande número de identidades, os municípios de Maceió e Arapiraca, ficarão para uma próxima fase, onde deveremos realizar uma ação separada, provavelmente um mutirão, para entregar também esses documentos”, afirmou o Presbítero.

 

A AMA já fez um calendário e a partir da próxima semana começará a entregar por regiões do Estado os lotes com as carteiras de identidade para cada município. Caberá a cada gestor municipal encontrar a melhor maneira de entregar aos requerentes que solicitaram a sua carteira de identidade antes do fechamento da rede de postos por conta da pandemia do coronavírus.

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