Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 10 - Outubro Postos do Instituto de Identificação no interior reabrem segunda-feira, 05
01/10/2020 - 10h00m

Postos do Instituto de Identificação no interior reabrem segunda-feira, 05

Atendimento acontecerá exclusivamente por agendamento eletrônico para evitar filas e aglomerações

Postos do Instituto de Identificação no interior reabrem segunda-feira, 05

A partir de domingo (04), o usuário deverá acessar o site da Perícia Oficial e clicar no botão agendamento interior para marcar o serviço.

Texto: Aarão José 

 

Fechados há 6 meses devido a pandemia do coronavírus Covid-19, a rede de postos do Instituto de Identificação do interior de Alagoas voltará a funcionar em sua totalidade a partir da próxima segunda-feira, (05). O retorno das atividades nas unidades acontece após publicação de decreto estadual nº 71.258, que flexibilizou o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado de Alagoas.

 

Voltarão a funcionar os postos nos municípios de Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coruripe, Girau do Ponciano, Inhapi, Lagoa da Canoa, Matriz do Camaragibe, Murici, e Olho D"Água das Flores. Também serão reabertos os postos em Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pilar, Piranhas, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

 

Durante toda essa semana, os postos estão passando por adequações de segurança e de prevenção ao coronavírus em sua estrutura até o dia da reabertura. Os colaboradores responsáveis pelos atendimentos também estão recebendo orientações de como proceder no acolhimento dos usuários dos serviços oferecidos pelo órgão nesse novo normal.

 

A reabertura dos postos está condicionada a algumas leis e protocolos pós pandemia que deverão ser respeitadas, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, como também o uso de álcool 70% ou em gel. Mas, a principal mudança será a obrigatoriedade do agendamento eletrônico para o atendimento presencial. 

 

O agendamento para os postos do interior do Estado será realizado através de um link disponibilizado no site da Perícia Oficial do Estado de Alagoas. Os interessados deverão acessar o endereço www.periciaoficial.al.gov.br e clicar na opção agendamento interior.

  

A chefe administrativa do Instituto de Identificação Shirley Araújo, explicou que o agendamento funcionará em um link diferente da capital, e as vagas serão disponibilizadas por períodos semanais. Ou seja, o agendamento eletrônico abrirá no domingo com as vagas disponíveis para a semana.

 

O horário de atendimento presencial para solicitação, tanto da primeira como segunda via da carteira de identidade acontecerá das 8 às 16 horas. O horário das 16 às 17 horas será destinado apenas para a entrega das carteiras de identidade que já estejam prontas.

 

O agendamento eletrônico para toda a rede já era um desejo antigo da superintendência do órgão, que vinha recebendo muitas reclamações de pessoas que precisavam chegar muito cedo e enfrentar filas para conseguir uma ficha nos postos. Isso acabava impedindo o atendimento de usuários que vinham de outros municípios e até mesmo alguns prioritários, como idosos.

 

“Agora com a informatização do agendamento, o requerente poderá acessar o sistema pelo celular ou computador, e fazer um único registro por CPF para ser atendido presencialmente.  Além disso, quando agendado, o usuário só precisará chegar 15 minutos antes do horário marcado, evitando filas e aglomerações nos postos”, afirmou Shirley Araújo.

 

A exceção são os postos que funcionam nas Centrais Já! de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e Penedo que também voltaram a funcionar na próxima segunda. Assim como na capital Maceió, as vagas para essas unidades serão liberadas diariamente para os cidadãos no site https://agendamento.seplag.al.gov.br/

 
Ações do documento