Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 05 - Maio Perito criminal de Alagoas participa de instrução de explosivos para integrantes do Exército Brasileiro
31/05/2021 - 14h41m

Perito criminal de Alagoas participa de instrução de explosivos para integrantes do Exército Brasileiro

Evento ampliou a integração entre a Perícia Oficial, o BOPE e o Exército Brasileiro, instituições que atuam em diferentes áreas de atuação no manuseio de explosivos.

Perito criminal de Alagoas participa de instrução de explosivos para integrantes do Exército Brasileiro

Perito criminal Gerard Deokaran durante instrução na

Texto: Aarão José

 

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas participou de uma instrução de explosivos para alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro. O convite para participar do evento, realizado na sede do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), foi feito pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Alagoas (Bope).

 

O Instituto de Criminalística de Alagoas (IC) foi representado por Gerard Deokaran, primeiro perito criminal especialista em explosivos do Estado. Ele, juntamente com o 3° Sargento Cléber Silva, e Cabo Lucas Fontes do Esquadrão de Bombas do Bope ministraram a instrução que abrangeu conhecimentos básicos sobre explosivos e explosões, e perícias de pós explosões e de artefatos explosivos.

 59º BI Mtz 01

Gerard Deokaran explicou que a instrução foi uma oportunidade de buscar uma maior integração entre a Perícia Oficial, o Esquadrão de Bombas do Bope e o Exército Brasileiro. As três instituições trabalham em diferentes áreas de atuação no que diz respeito a explosivos. 

 

O Exército Brasileiro é o órgão fiscalizador e regulamentador de explosivos em todo o Brasil. O Esquadrão de Bombas do Bope é especializado no atendimento de ocorrências envolvendo substâncias e/ou artefatos explosivos, e o Instituto de Criminalística atua na realização de perícias em locais de explosão.  

 59º BI Mtz 02

“O treinamento serviu para que os alunos adquirissem conhecimentos básicos sobre explosivos e explosões e como ocorrem as investigações de caráter técnico científico realizadas por órgãos de perícia. Os alunos também puderam compreender a parte relativa às perícias de explosões e de explosivos que hoje no Estado são realizadas em conjunto com o Esquadrão de Bombas do Bope”, explicou Gerard Deokaran.

 

O perito criminal ainda esclareceu que a instrução serviu para mostrar a forma correta de atuação de todos os profissionais envolvidos em ações dessa natureza, uma vez que essas atividades são de extremo risco e o trabalho integrado proporciona a produção de provas mais robustas nas investigações policiais; Além disso, a oportunidade de aproximação com o Exército Brasileiro permite que o trabalho policial e pericial realizado com explosivos seja aperfeiçoado em Alagoas.

Ações do documento