Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 08 - Agosto Secretário visita laboratórios forenses da Perícia Oficial
25/08/2021 - 09h33m

Secretário visita laboratórios forenses da Perícia Oficial

O encontro com os peritos criminais permitiu o secretário conhecer o funcionamento do órgão, e as atividades desenvolvidas por cada laboratório.

Secretário visita laboratórios forenses da Perícia Oficial

Em visita técnica, secretário atesta qualidade do trabalho realizado pelos peritos criminais do Estado.

Texto de Vanessa Siqueira

O secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, realizou uma visita técnica à sede Perícia Oficial, na tarde desta terça-feira (24). A visita teve como objetivo conhecer de perto o trabalho realizado pelos peritos e as tecnologias e investimentos utilizados.

A visita ocorreu ao Laboratório Forense, composto pelos laboratórios de Genética, Biologia e Química Forense. Os peritos também demonstraram um pouco do trabalho realizado no Laboratório de Balística e na Chefia de Perícia de Crimes de Informática.

O Laboratório Forense foi inaugurado em dezembro de 2015, garantindo grande qualidade nas investigações mais detalhadas e contribuindo decisivamente para a produção de provas técnicas utilizadas nas investigações realizadas em Alagoas.

Durante a visita, o secretário Alfredo Gaspar viu de perto os avanços alcançados nos últimos seis anos, além de constatar o funcionamento de equipamentos importantes para a detecção de vestígios biológicos, químicos e em sistemas de informática.

“Estou tendo o orgulho de voltar à Perícia Oficial, onde tive a honra de inaugurar o laboratório forense em 2015. Quero parabenizar todos os integrantes da Perícia pela grande contribuição que tem dado à Segurança Pública. Hoje as provas são baseadas em técnica absoluta”, disse.

O perito geral oficial, Manoel Melo, destacou o crescimento do trabalho da Perícia Oficial nos últimos anos, conseguindo dar respostas mais efetivas e contribuindo para resolução de casos complexos e de repercussão no estado. Ele também observou a importância dos investimentos realizados, que garantiram a aquisição de equipamentos e softwares que deram mais eficiência às análises realizadas em materiais biológicos, armas, drogas e outros equipamentos alvo de investigações.

“O crescimento da Perícia, no que diz respeito às respostas dadas pelo sistema de persecução penal é visível, a sociedade alagoana sente e todos os demais envolvidos também. É algo que nasceu na primeira passagem do secretário lá em 2015, onde ele entendeu que a Segurança Pública é um organismo vivo e todos seus órgãos são de suma importância para o funcionamento do todo. É evidente que há muito que melhorar, mas pela dedicação dos servidores, as respostas vêm sendo dadas nunca antes em Alagoas”, avaliou.

Ações do documento